“Vozes da Pecuária” traz protagonismo ao pecuarista em evento inédito em Brasília
Iniciativa reforça a diversidade, a resiliência e o legado da produção tropical
como parte da solução climática
Por: Nova Sudeste Fonte: Fernanda Barros
No próximo 24 de setembro, Brasília (DF) será palco de um encontro inédito: o evento “Vozes da Pecuária”. Mais do que um encontro, trata-se de uma oportunidade histórica de dar voz aos pecuaristas para compartilharem suas histórias reais, compromissos concretos e perspectivas de futuro. O evento reforça a mensagem de que a pecuária tropical brasileira é diversa, resiliente e parte essencial da solução climática.
O diferencial da programação está justamente no protagonismo, já que serão os próprios pecuaristas que representarão os biomas brasileiros, no centro das apresentações, ao reportar a sua realidade para um seleto e representativo público da capital federal. Fica claro que por trás da produção, há pessoas com nome, rosto, história e visão.
O evento é organizado pela iniciativa Pecuária Tropical pelo Clima com produtores que se comprometem em buscar soluções que possibilitem a implementação de uma pecuária sustentável em grande escala, valorizando o legado do campo, assumindo seus desafios, sua própria narrativa e prontos para dialogar com a sociedade.
A iniciativa nasceu como uma mobilização, inicialmente, de pecuaristas dos biomas Pantanal, Cerrado e Amazônia, que decidiram se unir em defesa do futuro da pecuária brasileira. Inspirados pela força do campo e pelo trabalho de suas famílias, esses homens e mulheres não apenas destacam conquistas, mas também reconhecem e assumem os desafios de produzir com responsabilidade.
O evento contará com entregas especiais como a apresentação da “Carta Aberta”, o “Chamado à Ação” e o Primeiro Acervo Digital da Pecuária Tropical pelo Clima. Ao assumir seus desafios e propor compromissos concretos, o movimento mostra que a pecuária é parte da solução para os grandes desafios da atualidade. Apoiam o evento “Vozes da Pecuária” a organização Morada Comum e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA)
As rodas de conversa serão um dos destaques do evento, promovendo um espaço dinâmico de troca de experiências entre pecuaristas e sociedade civil. Em formato participativo e colaborativo, os debates irão abordar os principais desafios e soluções que envolvem a pecuária, com foco nos três biomas representados – Amazônia, Cerrado e Pantanal. Com uma proposta inovadora, o objetivo é estimular reflexões práticas e coletivas, reforçando o protagonismo do setor na construção de caminhos sustentáveis para a atividade.


