Socorro: uma cidade “All Friendly”
A cidade do interior de SP se destaca por promover atrações como turismo de aventura com acessibilidade e até mesmo voltado a animais
Por: Nova Sudeste Fonte: Agência Tempo Integral
Socorro, no interior de São Paulo, é um dos mais eficientes pousos turísticos do país. Encravada no Circuito das Águas Paulista, conta com uma ótima infraestrutura. Mas o que mais chama a atenção é sua vocação “all friendly”, voltada a atender diversos públicos, geralmente esquecidos ou negligenciados em outros destinos.
Portadores de necessidades especiais encontram na cidade todas as condições de passeios, incluindo os esportes de aventura, na qual a cidade é especialista. É comum, durante os passeios, ver cadeirantes curtindo a tirolesa ou deficientes visuais descendo corredeiras.
Famílias com crianças podem ir sem medo. Não faltam atrações para os pequenos, tanto nos parques quantos nos hotéis-fazenda, onde há sempre monitores bem treinados e atenciosos.
Em meio a tanto “friendly”, os pets não poderiam ficar de fora. Muitos estabelecimentos aceitam animais e oferecem uma boa estrutura para recebê-los. Eles podem inclusive participar dos esportes de aventura, como o rafting. Ver cães fazendo pose enquanto descem as corredeiras é outra cena inusitada com a qual você vai certamente se deparar por lá.
Como chegar
Socorro está localizada próximo à divisa com Minas Gerais. Está a 134 km de São Paulo e a pouco mais de 120 km de Campinas.
Para quem vem de São Paulo, Rio ou Belo Horizonte, a melhor forma de chegar é pela rodovia Fernão Dias (BR-381). Pegue o acesso a Bragança Paulista, entre na cidade e siga para a SP-146, que leva diretamente a Socorro.
Vindo de Campinas, o caminho é pela Rodovia Pedro I (SP-065) e depois pela SP-063 até Bragança Paulista, acessando em seguida a SP-146.




Roteiros
Socorro tem tantas atrações que foram divididas em roteiros. Ao todo são 12 caminhos turísticos que abrigam uma vasta hotelaria com pousadas charmosas e aconchegantes, parques, restaurantes, ateliês, cachaçarias, fazendas e pesqueiros.
Os fãs de esportes de aventura podem se esbaldar em nada menos que 30 atividades. Na água, o visitante pode curtir rafting, canoagem, stand up paddle, boia cross e caiaque, entre outros. Para quem busca emoção em terra ou no ar há opções como off road, cavalgada, tirolesa, arvorismo, caminhada, escalada, rapel, cicloturismo, espeleoturismo, canionismo, caminhão safari, balanço, no ar: parapente, asa delta balonismo e até voo panorâmico.
Mas há outras atrações para atender todos os gostos, como mirantes para admitirar o por do sol, cachoeiras, pesqueiros, e turismo rural, com fazendas de café, sítios, ranchos, agricultura orgânica, agrofloresta e alambiques.


