Aromaterapia em Cães e Gatos é Segura e Eficaz para Aliviar Ansiedade, Dermatites e Infecções
Por: Nova Sudeste bj Erika Wandembruck
Segundo o neurocientista e fitoterapeuta clínico Julio Luchmann, maior influenciador digital em plantas medicinais do País, a aromaterapia veterinária é uma prática científica que pode trazer benefícios imensos ao bem-estar físico e emocional de cães e gatos. Ansiedade, estresse, agitação, dermatites e infecções superficiais podem ser tratados com óleos essenciais. A aromaterapia é um grande aliado que atua em conjunto com a fitoterapia e a medicina convencional. Quando usada corretamente, pode influenciar o sistema nervoso central para modular o comportamento, fortalecer o sistema imunológico e tratar a pele dos pets, explica o fitoterapeuta e neurocientista Julio Luchmann. É uma prática que visa favorecer a homeostase orgânica ou seja o equilíbrio natural do corpo do animal afirma. Conforme detalhado no Sistema Integrativo Fitoterapêutico e Aromaterapêutico SIFA 2025, o uso correto dos óleos essenciais é um suporte complementar eficaz no manejo de diversas condições. Temos respaldo clínico e científico para o uso em casos de ansiedade, estresse por ruídos como fogos, agitação e hiperatividade, garante. Além da ação no comportamento, vemos resultados excelentes em pruridos cutâneos coceira, dermatites, infecções superficiais por fungos ou bactérias e até como suporte na repelência de pulgas e carrapatos, informa.
O segredo está na escolha correta dos óleos e na compreensão de que cada espécie reage de forma diferente. Para garantir a segurança, ele destaca três óleos principais como base da aromaterapia pet, selecionados por seu amplo histórico de segurança e evidência científica. Copaíba Copaifera officinalis é considerado o grande anti-inflamatório da natureza, muito seguro para uso tópico. Seu principal ativo, o beta cariofileno, tem potente ação anti-inflamatória e analgésica, sendo eficaz para inflamações, dores articulares leves e cicatrização de feridas e dermatites. Gerânio Pelargonium graveolens possui ação de equilíbrio cutâneo, ajuda a regular a oleosidade da pele e atua como eficaz repelente natural de insetos, sendo bem tolerado por cães. Lavanda Lavandula angustifolia é o grande coringa da segurança e o óleo essencial mais estudado. Tem ação comprovada como calmante, ansiolítico e cicatrizante. Estudos já demonstraram que a difusão de lavanda reduz o estresse em cães, sendo excelente para animais agitados ou com coceiras na pele.



O fitoterapeuta enfatiza que não se deve utilizar óleos essenciais puros na pele e que as vias de administração para cães e gatos são diferentes das humanas. A via oral é absolutamente proibida para cães e gatos, sem respaldo científico de segurança para ingestão, alerta Luchmann. Usamos apenas duas vias: tópica na pele e inalatória ou ambiental por difusores. A dosagem e a diluição também exigem atenção, pois os óleos essenciais são altamente concentrados. Eles devem sempre ser diluídos em um óleo vegetal carreador, sendo o óleo de semente de uva o padrão por ser leve, hipoalergênico e de ótima absorção pela pele do animal. Cães e gatos têm olfato milhões de vezes mais potente que o ser humano, portanto as diluições são mínimas. Para cães, geralmente de zero vírgula vinte e cinco por cento a um por cento, e para gatos ainda menos, de zero vírgula dez por cento a zero vírgula vinte e cinco por cento. Os gatos exigem atenção redobrada, já que têm metabolização hepática mais lenta para certos compostos. Por isso, mesmo óleos seguros como a lavanda são usados em doses mínimas, enquanto óleos comuns para humanos como melaleuca tea tree, eucalipto e hortelã pimenta devem ser evitados neles.
O uso racional é uma ciência. Cada protocolo deve ser individualizado considerando peso, idade e condição de saúde. Para tratar o pet com segurança, o fitoterapeuta orienta que o tutor procure sempre um veterinário ou profissional habilitado em aromaterapia para pets. São especialistas que avaliam o animal e prescrevem a fórmula e a diluição exata para um tratamento seguro e eficaz.
Quem é Julio Luchmann. Julio Cesar Luchmann é fitoterapeuta clínico, neurocientista, mestre em Educação e doutorando em Naturopatia com ênfase em Fitoterapia. Reconhecido como o maior influenciador digital do Brasil em plantas medicinais, soma mais de sete milhões de seguidores nas redes sociais, sendo dois vírgula oito milhões apenas no Instagram, onde compartilha conhecimentos sobre fitoterapia, suplementação e cuidados para saúde e bem-estar.


