Cannaregio: o melhor lugar para se hospedar em Veneza
A região fica na porção insular e turística da cidade, mas em uma porção menos balada, muito tranquila e bem mais em conta
Por: Nova Sudeste Fonte: Fábio Mendes/Agência Tempo Integral
Veneza é aquela cidade mágica, que todo viajante deseja conhecer ao menos uma vez na vida. No entanto, ela tem alguns problemas, como a superlotação na alta temporada e os preços salgados, especialmente na hospedagem.
É comum que muitos recomendem se hospedar em Mestre, na porção continental de Veneza, por ser mais barato. No entanto a região é afastada e de acesso mais complicado, fazendo perder tempo precioso com deslocamento. Por isso, a melhor dica é ficar em Cannaregio, já na parte insular. Vejam cinco bons motivos para esta escolha:
1) Bom para deslocamentos
Cannaregio está próximo dos terminais de trem e ônibus, por isso o percurso com as malas até o hotel ou apartamento será mínimo. Isso fará grande diferença porque o acesso entre as ilhas é todo feito por pontes repletas de escadas.


Cannaregio é vantajoso também como ponto de partida para outras localidades turísticas de Veneza, como Murano e Burano. E as principais atrações turísticas não ficam longe: a caminhada de um ponto a outro é relativamente curta, além de muito agradável.
2) Preços mais em conta
Veneza é conhecida por ser uma cidade cara, especialmente para nós, brasileiros, que precisamos comprar euros com uma moeda desvalorizada. Em Cannaregio, a situação é um pouco diferente: as atrações são mais acessíveis, sem que haja um declínio de qualidade. Cannaregio segue a velha máxima de qualquer cidade turística: basta se afastar um pouco do burburinho turístico que os preços caem.
3) Cannaregio é onde vive o veneziano
O elevado custo de vida tem feito com que os antigos e autênticos venezianos deixem as ilhas para viver na região continental. Estima-se que, em 20 ou 30 anos, todos eles tenham ido embora, deixando a cidade histórica apenas para ricaços ou turistas.
Uma região que tem sofrido menos esses efeitos é, justamente, Cannaregio. Passear por algumas de suas ruas é conhecer melhor o veneziano, seus hábitos e preferências. É a região onde mais se ouve o italiano, justamente porque é onde há menos turistas.
4) Menos muvuca
Veneza ferve de uma maneira incrível desde muito cedo. As pessoas invadem as ruas fazendo um barulho considerável. Se sua hospedagem estiver na rota das grandes atrações, a situação é ainda pior.
Por isso, Cannaregio é o recanto ideal para os que buscam um pouco de sossego. Por estar mais ao norte, o fluxo diário é de pessoas saindo de lá. No início da tarde, algumas vias ficam bem silenciosas, porque a cidade toda está em San Marco e adjacências.
5) O gueto judeu e sua culinária
Um pequeno quadrilátero de Cannaregio é conhecido por abrigar vários restaurantes especializados na cozinha kosher, típica da comunidade judaica. Eles são herança do antigo gueto, criado no século 16 pela antiga República de Venena como forma de confinar os judeus da cidade.
Hoje, 500 anos depois, a região continua concentrando uma numerosa comunidade judaica. No entanto, o que era um símbolo de opressão se transformou em um charmoso bairro, marcado pelas muitas placas em hebraico e ídiche.


