QUASE 200 DOENÇAS PODEM SER TRATADAS COM APENAS DEZ ÓLEOS ESSENCIAIS
Cento e oitenta e três doenças podem ser combatidas com dez óleos essenciais diferentes. Essa foi a comprovação de um estudo realizado pelo fitoterapeuta e neurocientista Julio Luchmann, durante pesquisa realizada com alunos de mestrado e doutorado. O conteúdo foi publicada recentemente no livro Guia de Sobrevivencia com Oleos Essenciais, de autoria de Luchamnn.
Os óleos extraídos das plantas tem mais de 500 anos, mas começaram a ser comercializados nos últimos dez anos. “É o ativo natural mais poderoso que existe. Só para se ter uma ideia, uma gota de alecrim corresponde a 1 kg e 300 gramas da planta, ou seja, ao inalar uma gota do produto é como se pessoa estivesse consumindo essa quantidade. Por isso é tão eficiente”, explica o professor.
Os óleos essenciais nutrem, curam, revigoram, trazem equilíbrio, calma, vitalidade. São anti -inflamatórios, analgésicos. Atuam como alternativas naturais a medicamentos tradicionais. São inúmeros os beneficios, mas é muito importante saber usá-los, sempre com a orientação de especialistas, alerta Luchmann. Há técnicas e protocolos para aplica-los corretamente. “Existem óleos que podem ser acrescentados em chás, por exemplo. Mas grande parte deve ser inalado.”, destaca o especialista.
O óleo de Hortelã-Pimenta, por exemplo, funciona no combate a dores de cabeça , enjoos, desconfortos digestivos, dores musculares e problemas respiratórios. Pode ser usado ainda nos cuidados com a pele e cabelos. “Atua inclusive nas emoções, promovendo maior concentração, alívio da fadiga mental e redução de estresse”, garante.
Já o óleo essencial de Lavanda possui propriedades analgésicas, antissépticas e cicatrizantes. É ideal para tratar queimaduras leves, cortes, picadas de insetos, dores musculares e distúrbios do sono. Também é um excelente aliado no alívio de cólicas, tensões e dores de cabeça. Atua ainda nos cuidados com a pele. “Como regenerador celular natural, reduz acnes e irritações’, completa o fitoterapeuta. Equilibra as emoções , reduz a ansiedade e promove sono reparador. “Combate a agitação mental e irritabilidade”, destaca.
O óleo de Copaíba é usado para tratar dores articulares, lesões musculares e inflamações internas e externas. “Age ainda como fortalecedor do sistema imunológico”, completa.
Agora se a intenção é combater o envelhecimento precoce, o óleo de semente de uva é o ideal. “Ele hidrata e nutri a pele. Combate os radicais livres, regenera a pele e melhora a elasticidade”, afirma Luchman. O especialista informa ainda que o óleo trata estrias, e nos cabelos, fortalece os fios e faz uma hidratação profunda. “Sabendo usar os óleos, são muitos os benefícios. Pelo meu livro, além de todo o conhecimento adquirido, o leitor recebe os dez óleos essenciais mais eficientes no combate as 183 patologias que estudamos e ainda leva um óleo de semente de uva para cuidar da beleza, conclui.


