Do Rio a Brasília, a arte cria pontes: Literarte inaugurra Núcleo de Letras e Artes
Iniciativa amplia atuação da associação fluminense e aposta no fortalecimento da produção cultural na capital federal
Por: Nova Sudeste Fonte: Hyago Santos
A Associação Internacional de Escritores e Artistas (Literarte), implantará, no dia 29 de janeiro, um Núcleo de Letras e Artes em Brasília. A iniciativa marca a ampliação da atuação da instituição, que é de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.
A proposta é criar um espaço permanente de diálogo, formação e incentivo à produção artística. O Núcleo de Letras e Artes de Brasília pretende fortalecer a cena cultural da capital e ampliar o intercâmbio com artistas de outras regiões do país, conectando a produção local a iniciativas nacionais e internacionais já desenvolvidas pela Literarte.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Literarte e a Delegação Nacional e Internacional das Academias de Letras, Música e Artes.
“Estamos muito felizes com esse projeto, com essa parceria, que só tem a render bons frutos para os artistas, escritores e produtores culturais de Brasília e de outras partes do país”, disse Izabelle Valladares, presidente da Literarte.
“A união com a Literarte representa a soma de esforços em favor da cultura. O Núcleo de Letras e Artes de Brasília nasce com a missão de integrar saberes, valorizar talentos e ampliar o alcance das ações artísticas”, disse Marisa Rezende, presidente da Delegação Nacional e Internacional das Academias de Letras, Música e Artes.
Durante a inauguração do espaço também será empossada a diretoria da nova entidade. O escritor Osmar Monte assume a presidência, e o jornalista Alberto Pessoa ocupará a vice-presidência. A gestão terá como foco a realização de projetos culturais, encontros literários e ações voltadas à integração de diferentes linguagens artísticas.
Para o presidente eleito, Osmar Monte, a escolha de Brasília tem significado simbólico.
“Brasília é uma cidade marcada pelo encontro de ideias. A proposta é que o Núcleo seja um espaço aberto, capaz de estimular a criação artística e o diálogo cultural”, afirmou.
A expectativa é que o Núcleo se torne um ponto de referência para escritores, artistas e pesquisadores, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e da produção artística na capital federal.
Serviço
Fundação do Núcleo de Letras e Artes de Brasília
DATA – 29 de janeiro de 2026 (quinta-feira), às 19h
REALIZAÇÃO – Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas
PARCERIA – Delegação Nacional e Internacional das Academias de Letras, Música e Artes


