×

Mais um evento celebra a força do Turismo

Mais um evento celebra a força do Turismo

Por: Nova Sudeste Fonte: Fábio Mendes/Agência Tempo Integral

O ano de 2025 foi pródigo em importantes feiras de turismo no território nacional. Teve para todos os gostos: gigantes internacionais como o WTM, grandes eventos nacionais como o Salão do Turismo, além dos Festivais que rolaram Brasil afora. O mais recente foi a Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de novembro.

Apontada como a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina, a Festuris teve 64 destinos internacionais representados, 2.500 marcas expositoras e mais de 400 estandes. Além disso, o evento contou com 110 palestrantes, 60 horas de conteúdo e um crescimento significativo no número de agendamentos/reuniões.

A 37ª edição recebeu cerca de 17 mil profissionais e movimentou R$ 552 milhões em negócios em sua 37ª edição, um crescimento geral de 15% em relação a 2024. A estimativa é de que o Festuris tenha movimentado cerca de R$ 80 milhões na economia local, considerando hospedagem, alimentação e consumo médio dos visitantes.

Mais números superlativos podem dar um exemplo da grandiosidade do evento. Para erguer os estandes dos expositores foram precisos cerca de 1.500 operários de mais de 30 montadoras. Outros cerca de 600 colaboradores temporários atuaram em áreas operacionais, como recepção, limpeza, segurança e transporte. A presença de 420 veículos de comunicação nacionais e internacionais garantiu ampla visibilidade e consolidou Gramado como epicentro das discussões sobre o futuro do turismo.

Portugal foi o País Convidado de Honra deste ano e a Costa Rica, que se destaca pelas iniciativas de sustentabilidade, foi reconhecida nos 10 anos da Árvore da Integração.

A vocação internacional da Festuris se evidencia pela presença de um total de 64 destinos internacionais. Vieram países de toda a América Latina como Uruguai, Argentina, Colômbia, Peru, Chile, México, etc.; da Europa como Portugal, Espanha, França, Suíça e Itália; da África como Marrocos, Angola e África do Sul; da Ásia como Japão, Maldivas e Emirados; além da Austrália na Oceania e Estados Unidos na América do Norte.

Para o ano que vem, a Festuris abordará o tema “Relações reais que constroem o futuro”, aprofundando o diálogo sobre conexões humanas e experiências autênticas no turismo. O evento também se prepara para expandir o Projeto Hortênsias e lançar novas ações voltadas ao turismo esportivo, reafirmando o propósito de impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor. A expectativa é de mais um ano de êxitos e números grandiosos.

Você pode ter perdido